quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SÍRIA, UM MASSACRE A CÉU ABERTO - O DITADOR BASHAR AL-ASSAD CONTINUA ASSASSINANDO POVO SÍRIO - CAMPANHA SÍRIA LIVRE








Prezados amigos, a Campanha Tempos de Depuração assinou a petição após receber o e-mail avaaz@avaaz.org, em apoio à liberdade reivindicada pelo povo sírio.
Incentivamos que os nossos seguidores façam o mesmo. SIM, como demonstração de solidariedade. Trata-se de uma questão extremamente delicada, vamos dizer, um barril de pólvora em disputa diplomática pelas grandes potências militares que procuram evitar o confronto direto. Este é improvável, mas a exibição de forças é freqüente. Enquanto isso, o povo sírio é massacrado pelo ditador Bashar al-Assad. E a Síria não faz parte do eixo econômico do petróleo, mas é tem posição estratégica no equilíbrio do Oriente Médio. Porém, a intervenção direta da ONU pode amenizar a situação e até mesmo devolver a liberdade ao povo sírio que tem o direito de viver a plena democracia.
Vejam os dizeres que reproduzimos do site:

Prendam os torturadores da Síria

Para todos os membros do Conselho de Segurança da ONU e à Liga Árabe:

Clamamos aos senhores e senhoras que impeçam o terror na Síria, levando imediatamente pedidos contra o regime à Corte Penal Internacional. Tanto o Conselho de Direitos Humanos da ONU quanto o novo relatório da Avaaz encontraram evidências de que oficiais de alto escalão e forças de segurança de Assad cometeram crimes contra humanidade. Está na hora de impedir essa brutalidade mortal e proteger o povo sírio, que arrisca tudo para clamar pelos seus direitos e dignidade.


NÃO TEM COMO JUSTIFICAR AS ATROCIDADES

ESTE É O E-MAIL DE AGRADECIMENTO QUE RECEBEMOS:
Obrigado por assinar a petição exigindo que os torturadores brutais da Síria sejam levados à justiça.
Agora, vamos criar um clamor massivo -- envie o email abaixo para amigos e família e publique esse link no seu mural no Facebook.
http://www.avaaz.org/po/arrest_syrias_torturers/?tta
Obrigado mais uma vez pela sua ajuda,
A equipe da Avaaz
----------
Caros amigos,
É difícil relatar isso, mas até mesmo membros da Avaaz estão sendo torturados pelo regime monstruoso da Síria. Manhal* nos contou que foi detido em uma prisão secreta, onde removeram suas unhas dos pés e das mãos e eletrocutaram partes de seu corpo. "Eu vi a morte e fui torturado até quase morrer," ele nos contou. Mas se agirmos agora, podemos fazer do sacrifício de Manhal a última gota para o mundo se virar contra o regime de Assad.
Os observadores da Liga Árabe falharam em impedir a repressão brutal, mas a pressão sobre Assad está aumentando. A Avaaz recentemente publicou um relatório terrível revelando a escala das unidades de detenção da Síria, incluindo o que fizeram com Manhal. Se criarmos uma pressão global massiva agora, podemos forçar governos-chave a confrontarem os horrores citados nesse relatório e acelerarem o fim de Assad.
Assine a petição agora e quando chegarmos a 500.000 assinaturas, entregaremos-na junto com o relatório da Avaaz para a Liga Árabe e para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, exigindo que eles levem Assad até à Corte Penal Internacional para ser julgado por crimes contra a humanidade:
http://www.avaaz.org/po/arrest_syrias_torturers/?tta
A ONU já afirmou que houve crimes contra a humanidade na Síria. Agora o regime está lidando com mais uma onda crítica -- um pungente relatório compilado por corajosos ativistas sírios da Avaaz que delimita a relação final sobre esses crimes contra a humanidade terem sido cometidos por altos membros do regime de Assad. Nenhum outro relatório tem informações de alto nível que relaciona a tortura do regime nessa medida -- essa pode ser nossa melhor chance de fazer o mundo agir.
Todos nós tínhamos esperança de que a missão de monitoramento da Liga Árabe fosse impedir a violência, mas a missão foi comprometida e desacreditada. Apesar de testemunharem por conta própria os atiradores de Assad, os monitores apenas estenderam seu período de observação sem um pedido de ação urgente. Isso permite que países como Rússia, China e Índia impeçam as Nações Unidas de se mobilizarem. enquanto isso, a defesa patética usada pelo regime para seus atos desprezíveis tem sido a de que o regime tem lutado contra uma insurgência terrorista, não um movimento pacífico por democracia. Mas relatórios como o da Avaaz expõem a mentira desse regime corrupto e cruel. Agora precisamos que o mundo seja testemunha dos horrores do regime.
O tempo pode se esgotar para Assad se criarmos uma onda ensurdecedora de pressão pública para promover a mudança. Vamos unir o mundo para exigir que o Conselho de Segurança da ONU leve o regime brutal sírio à Corte Penal Internacional e julguem-no por crimes contra humanidade. Assine agora e divulgue para todos:
http://www.avaaz.org/po/arrest_syrias_torturers/?tta
Por todo o mundo árabe, o poder popular tem derrubado ditadores e nossa incrível comunidade da Avaaz esteve no coração dessas batalhas pela democracia, furando o bloqueio da mídia imposto pelos líderes corruptos, empoderando jornalistas cidadãos, provendo ajuda emergencial vital para comunidades sob cerco, e ajudando a proteger centenas de ativistas e suas famílias dos bandidos do regime. Não vamos permitir que o sofrimento pela liberdade do Manhal seja em vão. Vamos exigir que a ONU se mobilize imediatamente.
Com esperança e determinação,
Luis, Ian, Maria Paz, Ricken, Emma, Wissam, Heather e toda a equipe da Avaaz
* - “Manhal” é um pseudônimo para proteger a identidade do ativista.
MAIS INFORMAÇÕES:
Relatório da Avaaz sobre as Unidades de Detenção na Síria (em inglês)
http://disappeared.avaaz.org/detentioncentresreport.htm
Violência na Síria já matou 6.200, dizem ativistas (Reuteurs)
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE7BL0BI20111222
Assembleia Geral da ONU condena direitos humanos na Síria (Folha de São Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1023468-assembleia-geral-da-onu-condena-direitos-humanos-na-siria.shtml
Líga Árabe avalia direitos humanos na Síria e pode pedir ajuda à ONU (BBC Brasil)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120108_siria_ligaarabe_pu.shtml
Síria: Regime de Bachar al Assad não desarma (Euronews)
http://pt.euronews.net/2012/01/03/siria-regime-de-bachar-al-assad-nao-desarma/
Nova ofensiva do regime sírio deixa ao menos 10 mortos (Terra Brasil)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5548507-EI17594,00-Nova+ofensiva+do+regime+sirio+deixa+ao+menos+mortos.html


MANCHETES DOS FATOS REAIS:
Manifestantes sírios desafiam governo diante de observadores da Liga Árabe - REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE  http://goo.gl/KlqZX
Correio do Brasil - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, estão de acordo quanto a defender a Síria e o Irã contra o “assédio” das “potências colonialistas” http://goo.gl/9QYQX

Mãos que pensam, pés que enxergam
Chacattis Tadadota
Continua