sábado, 26 de março de 2011

2 – PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES


Enquanto o PT foi fundado em 10/02/1980, na cidade de São Paulo, a CUT - Central Única dos Trabalhadores, só foi fundada em 28/08/1983, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Um feito histórico, porque mais de 5.000 pessoas entre homens e mulheres de todas as regiões do país, se reuniram no galpão da Vera Cruz (Extinta empresa cinematográfica). Porém, oficialmente o PT só foi reconhecido como partido político pelo TSJE - Tribunal Superior de Justiça Eleitoral em 11/02/1982.
Conforme consta dos anais históricos recentes, o PT surgiu com alma socialista democrática rejeitando as lideranças do sindicalismo oficial. Vamos dizer, uma esquerda com visão antistalinista.
Os fundadores do PT eram compostos de intelectuais ditos de esquerda e de gentes católicas engajadas pela Teologia da Libertação. Na realidade, houve uma aproximação dos movimentos sindicais na Conferência das Classes Trabalhadoras (CONCLAT) que posteriormente se transformou em CUT, para fazer frente à CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), que reunia lideranças sindicais abençoadas pelo Ministério do Trabalho, geralmente liderado pelo PTB Partido Trabalhista Brasileiro.
Mais recentemente, em 2005, o PT promoveu uma das mais vergonhosas histórias da política brasileira, ao ser flagrado como articulador do mensalão, tendo como figura central o Sr. José Dirceu. E não ficou só nisso, adotou o PMDB como irmão de sangue.
Chacattis Tadadota
Continua...