domingo, 27 de março de 2011

ATO 1 - FORMAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS - ANTES DO GOLPE MILITAR


Observação: Redação, trata-se apenas de resumo dos dados que foram retirados do Wikipédia
Maior Força: PSD - Partido Social Democrático, fundado em 17/07/1945 por também simpatizantes de Getúlio Vargas, mas sustentado pela classe média e empresários, tinha uma política conservadora em relação ao PTB Partido Trabalhista Brasileiro com o qual costumava a se aliar.  Tinha no seu bojo a bancada ruralista. Foi extinto pela ditadura militar, elegeu o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1955, tendo como vice o Sr. João Goulart/PTB.   Mais tarde, em 2003, o PSD foi incorporado ao PTB - Partido Trabalhista Brasileiro.
O PSD atual fundado pelo Sr. Gilberto Kassab não tem nada a ver com o antigo.
Segunda Força: UDN - União Democrática Nacional - De orientação conservadora de extrema direita, fundado em  7/04/1945. Era opositor às políticas de Getúlio Vargas.  Apoiou o Janio Quadros na coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL. Mas, o vice-presidente eleito foi de novo Sr. João Goulart do PTB.  
Terceira Força: PTB – Partido trabalhista Brasileiro, foi fundado no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), em 15/05/1945, sob a inspiração de Getúlio Vargas. Deu origem ao PDT - Partido Democrático Trabalhista.
O PTB tinha uma ala mais à esquerda que era a favor da aceleração das reformas sociais, além disso, tinha lideranças comunitárias, sindicais e estudantis que eram ligadas ao partido.
Na naquela época, o vice-presidente também era escolhido pelo voto direto, e o Sr. João Goulart/PTB foi eleito como vice do Juscelino Kubitschek de Oliveira e também do Jânio Quadros.
Chacattis Tadadota
Continua...

ATO 2 - FORMAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS - DEPOIS DO GOLPE MILITAR


Observação: Redação, trata-se apenas de resumo dos dados que foram retirados do Wikipédia
ARENA - Aliança Renovadora Nacional: partido político criado em 1965 para dar sustentação ao governo militar.
Origem: Forças conservadoras de direita encabeçadas pela UDN - União Democrática Nacional.
Wikipédia: "Expressão política da Revolução de Março de 1964, que uniu os brasileiros em geral, contra a ameaça do caos econômico, da corrupção administrativa e da ação radical das minorias ativistas, a ARENA é uma aliança de nosso povo, uma coligação de correntes de opinião, uma aliança nacional".
A ARENA foi rebatizada de Partido Democrático Social (PDS).
Mais tarde, um grupo de políticos do PDS abandonou o partido e formou a "Frente liberal", a qual, depois, tornou-se o Partido da Frente Liberal (PFL), atual DEM.
O PDS, posteriormente, mudou o seu nome para Partido Progressista Renovador (PPR), e depois para Partido Progressista Brasileiro (PPB), que hoje se chama Partido Progressista (PP).
Oposição: MDB - Movimento Democrático Brasileiro formado principalmente pela união dos partidos PSD e PTB. Já era um verdadeiro angu de caroço.
Desfacelamento da ARENA: Camuflagens sequenciais:
PDS 1 – (PPR – PPB – PP) e
PDS 2 – (PFL – DEM).
Início: Políticos influentes, representantes dos interesses da Região Nordeste, abandonaram o PDS e criaram o PFL - Partido da Frente Liberal, pois eram contrários à indicação de Paulo Maluf como candidato oficial (na disputa com Tancredo Neves) uma vez que representava os interesses dos industriais paulistas.
Mais recentemente, em 2010, o PFL/DEM repromoveu mais uma das mais vergonhosas histórias da política brasileira, ao ser flagrado como articulador do mensalão de Brasília, também conhecido como Mensalão dos Democratas, promovida pelo ex-governador José Roberto Arruda.
Chacattis Tadadota
Continua...

ATO 3 – FORMAÇÃO DOS ATUAIS E PRINCIPAIS PARTIDOS BRASILEIROS APÓS A QUEDA DO REGIME MILITAR


Observação: Redação, trata-se apenas de resumo dos dados que foram retirados do Wikipédia
1 – PMDB – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
Destaque 1 - Com o fim do Regime Militar, em 1985, e a extinção do MDB em 27/11/1979, surgiu o PMDB em 15/01/1980, fruto da Lei dos Partidos Políticos que resgatava o pluripartidarismo.
Destaque 2 – O PMDB herdou a heterogeneidade ou multiplicidade ideológica que vinha desde o nascedouro do MDB, que tendo em vista o bipartidarismo, para fazer oposição à extrema direita, abrigou nas suas entranhas várias correntes políticas, tais como democráticas, socialistas, não-socialistas e comunistas.  
Destaque 3 - Assim como o PMDB, liderado por Ulysses Guimarães, abrigou políticos do PDS que eram contra o Paulo Maluf e não queriam fazer parte do PFL por questões regionais, incorporou também em 1982, a turma do PP Partido Popular liderado pelo Sr. Tancredo Neves.
Chacattis Tadadota
Continua...