domingo, 27 de março de 2011

ATO 1 - FORMAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS - ANTES DO GOLPE MILITAR


Observação: Redação, trata-se apenas de resumo dos dados que foram retirados do Wikipédia
Maior Força: PSD - Partido Social Democrático, fundado em 17/07/1945 por também simpatizantes de Getúlio Vargas, mas sustentado pela classe média e empresários, tinha uma política conservadora em relação ao PTB Partido Trabalhista Brasileiro com o qual costumava a se aliar.  Tinha no seu bojo a bancada ruralista. Foi extinto pela ditadura militar, elegeu o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1955, tendo como vice o Sr. João Goulart/PTB.   Mais tarde, em 2003, o PSD foi incorporado ao PTB - Partido Trabalhista Brasileiro.
O PSD atual fundado pelo Sr. Gilberto Kassab não tem nada a ver com o antigo.
Segunda Força: UDN - União Democrática Nacional - De orientação conservadora de extrema direita, fundado em  7/04/1945. Era opositor às políticas de Getúlio Vargas.  Apoiou o Janio Quadros na coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL. Mas, o vice-presidente eleito foi de novo Sr. João Goulart do PTB.  
Terceira Força: PTB – Partido trabalhista Brasileiro, foi fundado no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), em 15/05/1945, sob a inspiração de Getúlio Vargas. Deu origem ao PDT - Partido Democrático Trabalhista.
O PTB tinha uma ala mais à esquerda que era a favor da aceleração das reformas sociais, além disso, tinha lideranças comunitárias, sindicais e estudantis que eram ligadas ao partido.
Na naquela época, o vice-presidente também era escolhido pelo voto direto, e o Sr. João Goulart/PTB foi eleito como vice do Juscelino Kubitschek de Oliveira e também do Jânio Quadros.
Chacattis Tadadota
Continua...