quarta-feira, 23 de março de 2011

6 - OUTROS TIPOS DE DITADURAS



4.1 - DITADURA DOS CORPORATIVOS DA COMUNICAÇÃO:
Liberdade de expressão, nem tanto. Muitos órgãos de imprensa, através dos tempos, alinharam-se pelo mundo a fora como eternos formadores de opiniões fabricadas, pagas, vendidas e negociadas, a ponto de se tornarem verdadeiros impérios empresariais.
Fica a pergunta: Como esses impérios corporativos comprometidos iriam combater os próprios anunciantes responsáveis pelos seus faturamentos?
A verdadeira liberdade de expressão do ciberespaço está desbancando a ditadura dos corporativos da comunicação. E quanto mais insistirem em manter o "status quo", mais longa será a inserção na realidade exigida pelos homens comuns.

4.2 - DITADURA DO ENSINO:
Disposição clara ao retrocesso e limitação ao direito humano à educação. O objetivo sempre foi tirar dos escravos o poder de reivindicação da própria liberdade.
- Valorização do individualismo em detrimento à ação conjunta dos grupos para agirem como equipes.
- O ensino da teoria em detrimento da prática. Ensina-se matemática, física e química, mas não indicam o que fazer com elas. Muitos alunos saem das escolas sem aprenderam para que servem as matérias máximos e mínimos, derivadas, matrizes e determinantes etc.
4.3 - DITADURA DO CONSUMISMO:
Empobrecer consumindo. Consumismo louco e gastança desenfreada em detrimento da qualidade de poupar.  É a construção dos eternos e cativos consumidores de serviços e produtos, todos descartáveis e de qualidade duvidosa.
É normal o durar pouco. A produção precisa "gerar giros" de consumo, implantação do vício de sempre querer o novo fantasiado. O desnecessário a serviço da ostentação.
Todo bom vivam tem que ter um treinador pessoal, "personal trainer". E esse negócio vem disseminando, hoje tem "personal trader", personal caçador de formigas, personal contador de piadas, personal  de viagens, personal advogado e muitos outros. Um lembrete, quem precisa de advogado pronto e a qualquer hora é bandido.
4.4 DITADURA DAS GRANDES MARCAS:
Você consumidor, faz um favor a si mesmo ao consumir os produtos de marcas famosas. Como é difícil o consumidor trocar um produto.que veio com defeito de fábrica.
Existem casos inacreditáveis e dignos das páginas policiais. Uma montadora francesa forneceu a um mesmo consumidor dois carros da mesma marca com defeitos de fabricação. A montadora, depois de perder na justiça, teve que substituir o primeiro carro fornecido, porém entregou o segundo também com defeito.
Visibilidade zero. Carros preparados para serem roubados, ou batidos e arranhados com facilidade, tanto pelo próprio desenho da carroceria, muito mais propício a um avião que não precisa estacionar em pequenas vagas ou se ver livre das colunas das garagens.
4.5 DITADURA DA INFORMÁTICA E TECNOLOGIA, OS VERDADEIROS DONOS DA INTERNET:
Num belo dia, o seu computador vai te dar uma mordida.
Não é necessário ir muito longe, empresas como a Microsoft sempre têm razão, quantos programas foram lançados sem teste efetivo de eficiência? Você compra um computador e tem certeza que não é seu real proprietário. Você tem a nítida impressão que ele trabalha sozinho e que não é para você.
A vida alheia é de todos.
Muita coisa piorou em vez de melhorar. Os computadores atuais integrados a programas específicos são mais espiões que produtos de atendimento pessoal, todos preparados para terceirizar a vida dos usuários, num descomunal descomprometimento com a segurança e bem estar até mesmo da sociedade. Tudo para aumentar o consumo em detrimento da utilidade. Os velhos e bons programas foram enxertados de pirotecnias, tendo suas utilizações dificultadas através dos tempos. A lei é uma só, vamos escravizar o consumidor.de descartáveis.
Os instrumentos de buscas se transformaram nos verdadeiros donos da Internet. Muitos dizem que a rede mundial não tem dono, numa clara alusão ao senso de liberdade. Mas, a realidade é outra, sem os instrumentos de busca não existe nada. São eles os reais faturadores do ciberespaço.

Chacattis Tadadota

Continua...