segunda-feira, 28 de março de 2011

AUMENTO DA FORÇA DITATORIAL DO LEGISLATIVO

GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PSDB (1995-2002)
Dados extraídos do Wikipédia: Devido ao prestígio do Presidente Itamar Franco e à estabilidade econômica conseguida com o Plano Real, Sr. Fernando Henrique Cardoso foi eleito 34º presidente. Conhecido como FHC, além de sociólogo é considerado como cientista político. Tem um currículo invejável, foi professor  Universidade de São Paulo, Universidade de Paris, foi funcionário da CEPAL, membro do CEBRAP, Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992), Ministro da Fazenda (1993 e 1994) e presidente do Brasil por duas vezes (1995 a 2002).

Base de apoio: PSDB, PFL, parte do PMDB e outros partidos menores que formavam a aliança partidária.
Oposição: PT mais parte do PMDB e partidos de esquerda.

DESTAQUES: PRINCIPAIS BANDEIRAS, PLANO REAL E PRIVATIZAÇÃO
1 – Deu continuidade do Plano Real e apesar das várias crises externas, a inflação se manteve em patamares aceitáveis.
2 – Aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal para efeito controle dos gastos públicos, onde as três esferas governamentais não poderiam gastar acima da capacidade de arrecadação.
3 - O governo conseguiu aprovação da Emenda Constitucional da Reeleição junto ao Congresso Nacional.
4 - Na reforma do Estado, eliminou um pouco restrições ao capital estrangeiro, conseguiu junto ao Congresso Nacional a quebra dos monopólios estatais de petróleo e comunicação. Tendo continuado a privatização de empresas estatais nas áreas de siderurgia, telefonia e minérios. Encaminhou para discussão as reformas previdência social, direitos trabalhistas, tributária e fiscal para tornar o país competitivo cenário mundial.
5 – Implantação de programas tais como o vale-gás, bolsa escola e alimentação, que incrementaram as políticas sociais de transferência legítima de renda aos pobres.