segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DESCONHECIMENTO DO PRÓPRIO MARKETING



“Teoria do dentro de”

Este conteúdo faz parte do Livro 4 - Conhecimento do Marketing que também serviu de base para a formação da alma do PROJETO HOMEM MARKETING (Veja o link acima)
As empresas brasileiras estão acordando, mesmo que tardiamente, para o que parecia o óbvio, só que não o enxergavam, ou seja, os nossos empreendedores, a maioria com visão bairrista, sempre acharam ao botar a cara no mundo constituindo uma empresa, estariam apenas pegando um seguimento de mercado: dentro da cidade, dentro do estado, dentro do país, tudo dentro de alguma coisa, dentro do egoísmo, dentro da vontade de ganhar dinheiro, ficar poderoso e satisfazer o ego.
· Depois que o cara fica rico, se sente poderoso, a primeira saída para exteriorizar-se é virar um leão, vai direto para o clube dos leões. Só que o contexto de empreendimento não funciona assim e o de evolução também não.
A partir do momento que se criam vínculos com o primeiro funcionário, vem o segundo e o terceiro, forma-se uma equipe de trabalho, tem-se um nome empresarial, um endereço e uma marca que caracteriza os produtos ou serviços.
Na realidade, inconscientemente, está criando-se um conjunto de conceitos e procedimentos que se chama marketing.
Cria-se uma alma, um conteúdo com invólucro de concepções e percepções transmitidas através da imagem, a qual representa um organismo vivo de interação e integração num ambiente social que é inegavelmente globalizado.
· Quando nasce uma criança, no ato do registro civil, cria-se um vínculo com o mundo.
Ninguém mais vai ser igual a ela. A criança nasce para o mundo, por que a vida em si é um sistema simples de globalização.

No lugar da palavra simples que foi escrita, anteriormente, talvez muita gente iria argumentar: o correto é um sistema complexo de globalização.
A complexidade está na cabeça das pessoas.
Estão fazendo da globalização um acontecimento temeroso, imperialista e torturador das individualidades. E não é. Primeiro: que a globalização não é um acontecimento novo porque é a natural maneira do homem expandir a vida.
Quando a gente fala que o governo brasileiro governa para dentro é porque o povo também só pensa para dentro, consequentemente as empresas.
Vê-se, hoje, a dificuldade que as empresas estão enfrentando para se adaptarem ao mercado internacional; acostumadas a não ter uma concorrência interna, cobrando preços extorsivos pelos seus produtos, são obrigadas, de uma hora para outra, a correr contra o tempo, tornarem-se enxutas, produzirem com qualidade competitiva e tudo mais..............

Chacattis Tadadota


Se você se interessar em ler a continuidade deste texto vá:

PROJETO HOMEM MARKETING.
LIVRO 4 – CONCECIMENTO DO MARKETING